Nova regra eleitoral de cálculo de votos pode beneficiar casos como o de Jozivan Antero, em Patos

Em 2016, Jozivan Antero (UP) foi candidato a vereador pelo PSOL e conseguiu 1.218 votos, ficando em 4º lugar entre os mais votados no Município de Patos. Em 2000, Jozivan […]



Em 2016, Jozivan Antero (UP) foi candidato a vereador pelo PSOL e conseguiu 1.218 votos, ficando em 4º lugar entre os mais votados no Município de Patos. Em 2000, Jozivan foi o 6º mais bem votado, mas, nas duas eleições, ele não obteve êxito devido à regra do coeficiente eleitoral.

Para as eleições de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se posicionando sobre a ação movida pelos partidos Rede, PSB e Podemos, tomou decisão para modificar os cálculos de sobras de votos, incluindo a chamada “sobra das sobras”.

Para o ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, excluir partidos da última fase da divisão das sobras diminui a pluralidade política e pode levar à extinção de legendas menores. Diante disso, em fevereiro de 2024, a maioria da corte aprovou novas regras com validade para este ano.

Na eleição de 2016, para se ter um exemplo, o Capitão Hugo ficou na 26º colocação em número de votos, mas foi eleito com 583 votos, ou seja, Jozivan Antero tirou mais que o dobro de votos, porém, diante da regra do coeficiente eleitoral, não foi eleito porque o partido não atingiu número para garantir sua eleição diante das regras estabelecidas.

Se a regra estabelecida pelo TSE em 2024 fosse aplicada em 2016, Jozivan Antero também estaria entre os vereadores eleitos da Câmara Municipal de Patos. 

“Tenho mantido minha coerência política, lutado para construir a Unidade Popular ao lado dos meus companheiros, sou fiel ao que acredito e ao programa partidário que defendo desde que tomei consciência de classe, na década de 90. Vou continuar lutando por justiça social e manterei meu código de conduta, ética e moral. Ser eleito não é fácil, pois o sistema capitalista impõe regras para fazer os trabalhadores desistirem de lutar coletivamente, mas eu vou me manter firme”, destacou Jozivan.

Saiba mais: STF inclui todos os partidos na última fase da divisão das sobras eleitorais (Fonte: conjur.com.br)

ASCOM