Há vários meses, os trabalhadores que prestam serviços a empresa Saile Empreendimentos e Serviços LTDA, contratada pelo Governo do Estado da Paraíba para realizar atividades de limpeza, manutenção e de vigias nas escolas da rede estadual de ensino, estão se queixando de desrespeito às leis trabalhistas.
Em carta enviada ao portal de notícias Polêmica Patos, uma trabalhadora relatou atraso no salário de forma constante, irregularidade no direito de férias e outras questões que já foram denunciadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), porém, sem nenhuma solução até o momento.
Neste mês de junho de 2024, os trabalhadores foram informados de que terão férias por 15 dias e o início do gozo seria a partir do sábado, ou seja, desrespeitando o direito de quem já tem descanso no final de semana e diminuindo ainda mais o período. Outro fato é que a empresa Saile não pagou o direito de férias e nem comunicou quando o trabalhador terá os outros 15 dias por direito.
“Nós não sabemos a quem recorrer! É muito humilhante não ter seus direitos respeitados e ainda ter medo de cobrar para não ser demitido. Estamos se sentindo abandonados e a empresa faz o que quer com a gente…a empresa Saile vem fazendo essa humilhação há muito tempo e nem liga para nada…não dá fardamento e nem equipamento de proteção”, relatou a trabalhadora, que pediu para não ser identificada, temendo represálias.
Quando da visita do Governador João Azevedo a cidade de Patos, a reportagem levou ao conhecimento do gestor a situação. João Azevedo disse que as obrigações do Estado da Paraíba com a empresa estavam em dia.
Por meio do número de telefone 83 9 9952 0889, pertencente à empresa Saile Ltda., a reportagem pediu um posicionamento da empresa sobre a denúncia. Desde quinta-feira, dia 20 de junho, não se tem nenhuma resposta.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #escolas • #leitrabalhista • #redeestadualdeeducacao • #saile • #terceirizada