Danilo Nóbrega, diretor do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (NEP-SAMU), concedeu entrevista no final da tarde desta terça-feira, dia 27, ao programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, em Patos.
Danilo fez esclarecimentos pertinentes sobre o funcionamento do SAMU/Patos e os desafios que ainda são enfrentados pelas equipes de socorristas e pelo próprio serviço em si. O diretor comentou sobre os novos equipamentos recebidos pelo serviço de urgência e emergência que foram entregues nesta segunda-feira, dia 26, pelo prefeito Nabor Wanderley e pelo secretário de Saúde do Município de Patos, Leonidas Dias.
Entre os equipamentos recebidos estão 2 cardioversores, 3 kits de intubação (laringoscópios), 7 oxímetros de pulso. Também foram feitas 5 apólices de seguro dos veículos, bem como a atualização dos emplacamentos das ambulâncias que dependem de questões burocráticas junto dos órgãos federais. A atividade de entrega aconteceu no próprio auditório do SAMU/Patos.
Danilo relatou que o NEP fez levantamentos estatísticos de atendimentos e destacou os casos de Covid 19 que cidadãos acionaram o serviço. Entre os meses de março de 2.020 até junho de 2.021, o SAMU recebeu mais de 2.000 ligações pedindo a presença de equipes e destas houve 1.855 envio de ambulâncias para auxiliar usuários em situação de saúde delicada.
O diretor do NEP comentou que as chamadas falsas, conhecidas por trotes, para o número 192 diminuíram bastante, mas ainda estão em uma média de 10%, antes já chegaram a 70% das ligações atendidas. O SAMU só deve ser acionado em casos de urgência e emergência, porém, os cidadãos têm acionado para casos clínicos que deveriam ser tratados nas unidades básicas de saúde, mas acabam sendo atendidos pelo SAMU.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Veja entrevista na íntegra: