O senhor João Mamede da Silva, de 67 anos, que reside na Rua Maria do Socorro Sousa de Lucena, Jardim Brasil, no Bairro São Sebastião, em Patos, teve alta médica após internação na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA). O idoso foi resgatado neste sábado, dia 11 de maio, quando os bombeiros arrombaram a porta do casebre onde ele reside e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os procedimentos diante do quadro de saúde debilitado.
O idoso estava há três dias trancado dentro do casebre. A equipe do SAMU o encontrou caído ao chão, bastante sujo, com feridas nos pés e com sinais de desidratação. Ele recebeu os cuidados e foi encaminhado a UPA.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Patos, Maria Joseny, a Josa, disse que o idoso está recebendo os cuidados após a alta médica. Ela relatou que a Pastoral da Pessoa Idosa, o Conselho e as redes de apoio estão acompanhando o caso. Nesta terça-feira, dia 14 de maio, o idoso vai receber a visita da equipe médica da Unidade Básica de Saúde que atende a localidade.
Não foi descartada a possibilidade de sugerir que o idoso passe a ser cuidado em um dos abrigos para idosos que funcionam em Patos ou mesmo no Centro Dia. João Mamede tem documentos com registro em Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos. Ele não tem familiares na cidade de Patos e relata que tem parentes em Itaporanga, sertão paraibano.
Ouça Maria Joseny:
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #casebre • #conselhodoidoso • #idoso • #resgate • #samu • #vulnerabilidadesocial