Associação Paraibana de Esclerose Múltipla promove evento aberto ao público na Alça Sudeste neste domingo, em Patos

No domingo, dia 5 de maio, a partir das 16h00, na Alça Sudeste, em Patos, a Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APBEM) vai promover um importante evento visando a conscientização […]



No domingo, dia 5 de maio, a partir das 16h00, na Alça Sudeste, em Patos, a Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (APBEM) vai promover um importante evento visando a conscientização sobre a esclerose múltipla. A ação é aberta ao público em geral e vai contar com várias ações.

Durante o evento, o médico neurologista Dr. Thiago Palmeira vai fazer esclarecimentos sobre a esclerose múltipla, as fisioterapeutas Weslya e Roma Medeiros, o educador físico e personal Tyzim Formiga, a presidente da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla, Suzana Gonçalves, dentre outros, estarão presentes para contribuir diretamente com a ação.

Eventos semelhantes e que buscam conscientizar sobre a esclerose múltipla vão estar acontecendo em outras cidades da Paraíba. O mês de maio é destinado a conscientização sobre a doença e a expectativa é que o esforço dos voluntários possam despertar cada vez mais a sociedade para compreender a doença e buscar o tratamento precoce que faz toda a diferença.

Suzana Gonçalves disse que durante todo o mês de maio haverão atividades e o evento em Patos é muito importante para a conscientização sobre a doença que atinge muitas pessoas.

Sobre a esclerose múltipla:

“Doença em que o sistema imunológico destroi a cobertura protetora de nervos. Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo.

A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.

Fisioterapia e medicamentos que suprimem o sistema imunológico podem ajudar a combater os sintomas e retardar a progressão da doença”. Fonte: Hospital Albert Einstein 

OUÇA relato de Suzana:

Jozivan Antero – Polêmica Patos