Governo prepara venda da CAGEPA e empresa deve passar a pertencer ao capital privado na Paraíba

O Governo do Estado da Paraíba pode vender mais uma das empresas que pertence ao povo paraibano, tal qual aconteceu com a antiga SAELPA, que foi vendida e se tornou […]



O Governo do Estado da Paraíba pode vender mais uma das empresas que pertence ao povo paraibano, tal qual aconteceu com a antiga SAELPA, que foi vendida e se tornou a Energisa, o banco Paraiban, que foi vendido ao Santander. Agora ocorrem os trâmites para a venda da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), estatal que detém o monopólio da distribuição de água no estado.

No site oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) consta informações dos encaminhamentos para venda da CAGEPA. Os estudos técnicos estão em andamento e mostram que o “projeto de desestatização, mediante participação privada, na prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como serviços de gestão operacional, em 93 municípios do Estado da Paraíba” vem sendo planejado.

Na Europa e nos Estados Unidos, o processo foi o inverso. As empresas públicas vendidas ao capital privado estão sendo reestatizadas, ou seja, voltando para o estado após inúmeros problemas, tais como aumento do preço ao consumidor e piora nos serviços ofertados. 37 países realizaram processos de reestatização.

O grande problema na venda de empresas estratégicas e essenciais se dá pela falta de concorrência no setor. A Energisa, por exemplo, opera sem outra empresa que ofereça serviços de fornecimento de energia elétrica no Estado da Paraíba. Com isso, os valores na conta de energia aumentaram e os lucros da empresa que detém o monopólio batem recordes.

Cícero Duarte, diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), relatou que vem acompanhando o avanço da privatização no Brasil. Em Santa Rita, na Paraíba, a empresa foi entregue ao capital privado e o serviço piorou de forma significativa e os preços aumentaram para os consumidores. A população vem fazendo protestos, porém, a empresa segue em mãos do capital privado.

OUÇA Cícero Duarte:

Jozivan Antero – Polêmica Patos