“Eu quero viver”, diz trabalhador com câncer de laringe que enfrenta dificuldades e pede ajuda para realizar cirurgia, em Patos

O câncer de laringe tem predominância em homens e entre os fumantes é ainda mais presente. A enfermidade costuma ser agressiva em determinado estágio e causa forte desconforto naquelas pessoas […]



O câncer de laringe tem predominância em homens e entre os fumantes é ainda mais presente. A enfermidade costuma ser agressiva em determinado estágio e causa forte desconforto naquelas pessoas acometidas, sendo necessário tratamento por diversas formas para evitar a morte e o sofrimento.

O senhor José Ramildo dos Santos Guedes, de 54 anos, que reside em uma casa simples na Rua Boa Esperança, no Conjunto Nova Conquista, o popular Mutirão, em Patos, tem enfrentado com muito sacrifício o câncer de laringe.

Em junho de 2023, José Ramildo foi diagnosticado com o câncer de laringe. Desde então, ele começou um tratamento e no mês de dezembro conseguiu realizar uma cirurgia de traqueostomia no Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Após a cirurgia ele teve um pequeno alívio, mas o médico pediu para que ele realizasse uma outra cirurgia com urgência para tratar o câncer.

José Ramildo sobrevive do Bolsa Família no valor de R$ 600,00. Ele reside na casa simples com um irmão que também não tem recursos e toda a família é composta por trabalhadores sem poder aquisitivo alto. O médico que acompanha o caso pediu urgência na cirurgia, mas pelo SUS pode demorar e Ramildo sofre a cada dia sem saber quando a cirurgia seria realizada.

Levantamento para o tratamento particular está avaliado em R$ 20.000,00 com cirurgia e acompanhamento. Esse valor não está ao alcance de José Ramildo e de sua família de trabalhadores. Um dos irmãos disse que está juntando os familiares para conseguir ajudar no levantamento da quantia, mas precisa de ajuda externa.

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de dezembro, a reportagem esteve na residência de José Ramildo e o entrevistou. Abatido, o trabalhador tem se alimentado com dificuldade, dorme mal e está abalado psicologicamente diante do avanço do câncer.  

José Ribamar, um dos irmãos de Ramildo que vem acompanhando o caso, está encabeçando uma campanha por meio do PIX  Solidário. Aqueles que puderem ajudar podem depositar qualquer valor no PIX  ribamarpatos5@gmail.com . Ribamar também disponibilizou o contato telefônico:  83 9 9948-5273.

OUÇA entrevista com José Ramildo:

Jozivan Antero – Polêmica Patos