Moradores do Bairro Belo Horizonte, na localidade do Jardim Lacerda, em Patos, estão denunciando que vândalos estão constantemente invadindo a Escola Estadual Auzanir Lacerda e praticando furtos e depredação no prédio que se encontra sem vigilância.
Os moradores também observaram que os ladrões pulam a murada ou mesmo entram pelos portões que estão sem segurança. A reportagem observou que um destes portões está aberto permanentemente e sem tranca para impedir entrada de pessoas indesejadas na escola pública.
“Está um absurdo! Os ladrões furtam na escola e oferecem na própria comunidade. Vendem cadeiras, resmas de papel e o que pegarem dentro da escola que está desprotegida. Durante a noite também já vimos movimentação dentro da escola. Aí tá abandonada mesmo”, relatou um dos moradores que pediu para não ser identificado.
A reportagem do Polêmica fez contato com Genilúcia, que é gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, com sede em Patos. Genilúcia relatou que não tinha tomado conhecimento do fato e que nesta sexta-feira, dia 23, irá pessoalmente à Escola Auzanir Lacerda. Ela também disse que vai falar com a direção escolar para apurar as denúncias dos moradores.
As escolas da rede pública estadual e municipal estão com suas aulas presenciais suspensas há quase dois anos diante da pandemia do novo coronavírus, Covid 19. Os estudantes vêm recebendo aulas de forma remota e isso proporcionou o esvaziamento das unidades escolares que podem voltar a ter aulas presenciais ainda este ano de 2021.
Jozivan Antero – Polêmica Patos