Os casos de maus tratos aos animais continuam sendo flagrados com muita frequência na cidade de Patos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda, porém, a fiscalização é falha e os mecanismos de punição aos criminosos é também raro.
Neste domingo, dia 10 de dezembro, a reportagem do Polêmica recebeu a denúncia de que uma égua estava amarrada há várias horas com seu filhote ao lado. O fato foi registrado na Rua Joaquim Criolo, próximo ao canal do Morro, no Bairro Liberdade, em Patos.
Populares confirmaram que a égua estava amarrada sem água e sem comida desde as primeiras horas da manhã. Por volta das 14h30, a reportagem esteve no local, confirmou as informações e presenciou os maus tratos. Diante da fome, a égua estava comendo mato seco e o filhote estava sendo amamentado.
Após esperar alguns minutos, e sem conseguir localizar o dono, o animal foi solto para buscar água e comida na localidade. Ainda não se sabe o nome do proprietário e onde reside.
Jozivan Antero – Polêmica Patos