A campanha salarial 2023, deflagrada pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), que visa melhorar as condições de salário e trabalho dos servidores públicos de Patos, está chegando ao final sem nenhuma conquista.
O SINFEMP decidiu intensificar as atividades e na última terça-feira, dia 28 de novembro, realizou um ato com mobilização de rua e fez ação na frente da Prefeitura Municipal de Patos. A comissão de servidores foi ignorada pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), que alegou problemas de dores nas costas para adiar a reunião que ficou para a sexta-feira, dia 1 de dezembro, porém, também foram ignorados.
Tendo em vista a campanha salarial e a necessidade de discutir outros pontos de Patos e região, o SINFEMP realizou assembleia geral no sábado, dia 02 de dezembro, na Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP). Após avaliar o cenário, a assembleia aprovou vários pontos e fez críticas ao prefeito Nabor pela forma com que vem tratando os servidores públicos.
Entre as principais discussões estavam: Pagamento dos precatórios de 1996 e 1999 em Patos para mais de 1500 servidores; Ações que tramitam na justiça pelo pagamento de 1/3 de férias, progressões horizontais e verticais; não pagamento do Previne Brasil, do incentivo aos ACS e ACE e da gratificação da Odontologia; congelamento de salários e gratificações, a perseguição e o assédio moral contra os servidores da infraestrutura.
No tocante aos demais municípios, foi dado informações sobre as ações através dos advogados Dr. Alexandre Oliveira e Damião Guimarães. Foi fortemente discutido o ataque aos dirigentes sindicais que estão a disposição da entidade, através do projeto aprovado na Câmara Municipal de Patos, prejudicando diretamente o trabalho da entidade. Os presentes na assembleia contestaram a perseguição a direção sindical e deram total apoio a Carminha Soares, Edivânia e Zé Gonçalves.
A assembleia também deliberou sobre o calendário de assembleias do SINFEMP nos 23 municípios da base territorial, iniciando no dia 22 de janeiro até 2 de fevereiro de 2024. No período de 5 a 9 de fevereiro serão realizadas mobilizações na base em Patos. O lançamento da campanha salarial com o tema: “Somos Resistência e Luta!” será aberta no dia 21 de fevereiro, em Patos.
Ao final, os servidores relataram que se faz necessário intensificar a luta tendo em vista a forma com que o prefeito Nabor Wanderley tem tratado as reivindicações justas apontadas pelo SINFEMP.
Jozivan Antero – Polêmica Patos