A Unidade Oncologia do Sertão, denominado Hospital do Bem, que faz parte do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, em breve irá disponibilizar de equipamento moderno para realização de procedimentos de radioterapia.
O Hospital do Bem conta com realização de procedimentos de quimioterapia e com a aquisição do acelerador linear irá oferecer radioterapia, contribuindo de forma efetiva para o tratamento do câncer. Com o acelerador linear, o Hospital do Bem vai facilitar a vida de centenas de sertanejos que se deslocam para Campina Grande e João Pessoa.
O diretor do Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes, confirmou que uma empresa da Suécia venceu a licitação aberta pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e deu início aos trâmites burocráticos e estruturais para instalação do moderno equipamento.
O primeiro processo foi a licitação, houve a publicação do contrato e a compra do equipamento. A empresa sueca é considerada uma das melhores do mundo na fabricação do acelerador linear. A fase agora é de projeto de espaço da área de instalação e encaminhamento para a comissão nacional de medicina nuclear do Ministério da Saúde, em Brasília.
A expectativa é que o trâmite burocrático deve demorar cerca de um ano a um ano e meio diante da complexidade do acelerador linear e a própria burocracia estatal, porém, a fase de compra e encaminhamento foram vencidas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #aceleradorlinear • #complexohospitalarregional • #hospitaldobem • #radioterapia