Guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), bem como equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fizeram um resgate em local de difícil acesso no Pico do Jabre, localizado no Município de Matureia, sertão paraibano.
O fato aconteceu no início da noite deste domingo, dia 18, por volta das 18h00, quando médicos da Organização Não-Governamental Médicos Sem Fronteiras, que estão realizando serviços em Patos, estavam no Pico do Jabre para conhecer o belo local juntamente com outros profissionais da organização.
Em determinado momento, a médica teria ficado em uma posição para fazer um registro fotográfico e perdeu o equilíbrio, caindo de uma altura de aproximadamente 2 metros. A médica caiu em um local de difícil acesso sobre pedras e por pouco não desceu em abismo altíssimo nas proximidades de onde estava.
A própria médica relatou aos bombeiros que poderia ter fratura no fêmur e pélvica. Os socorristas realizaram todos os procedimentos no local de difícil acesso e confirmaram as suspeitas da fratura.
Usando de habilidades e equipamentos específicos para resgate em altura, os bombeiros conseguiram retirar a médica em segurança. A paciente foi aquecida com os blusões (conhecido por gandola) dos militares, pois estava correndo risco de hipotermia. Após o resgate, a médica foi deixada aos cuidados do SAMU que também estava no cume do Pico do Jabre com os bombeiros.
A médica foi levada ao Hospital Regional de Patos para procedimentos mais detalhados de exames clínicos. A profissional permaneceu em todo o momento consciente e orientada.
Jozivan Antero – Polêmica Patos