A região de Patos está vivenciando um dos períodos mais quentes e de baixa umidade de sua história. As altas temperaturas estão ocasionando problemas de saúde, consumo excessivo de água e desgaste no bioma caatinga, além do período de ausência de chuvas que trazem desabastecimento nos mananciais que abastecem o sertão paraibano.
Para piorar a situação, o fogo na vegetação tem mobilizado o 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) e causado preocupação também aos cidadãos da zona rural.
Os focos de incêndio causa destruição na vegetação, maltrata os animais e podem gerar acidentes dos mais diversos. A maioria dos incêndios são criminosos e tem saído do controle diante da vegetação seca.
Na noite desta quarta-feira, dia 04 de outubro, um casal patoense registrou um grande incêndio às margens da BR 230, próximo do antigo Water Play na saída para Campina Grande. As cenas impressionantes puderam ser vista de vários pontos da cidade de Patos.
O corpo de bombeiros vem pedindo a contribuição da população para que evitem atear fogo no mato, pois, além de ser crime ambiental, a corporação não tem capacidade de combater o fogo após o alastramento para áreas maiores.
Jozivan Antero – Polêmica Patos