Unidade Popular se posiciona sobre derrubada de várias árvores por parte da Prefeitura de Patos

A Unidade Popular, diretório de Patos, se posicionou sobre a derrubada de árvores que vem sendo promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos. A derrubada de árvores […]



A Unidade Popular, diretório de Patos, se posicionou sobre a derrubada de árvores que vem sendo promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos.

A derrubada de árvores vem sendo bastante criticada por setores da sociedade e tem revoltado os cidadãos conscientes e ambientalistas.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DA UP

O Diretório Municipal da Unidade Popular (UP), em Patos, repudia a postura da gestão municipal no que se refere à questão ambiental. O que ocorre é a supressão de muitas árvores nas vias urbanas de nossa cidade, que é a mais quente e uma das cidades com menor umidade do ar na Paraíba.

Não começaram agora as ações por parte da atual gestão municipal no sentido da derrubada de árvores. No início do ano passado (2022), uma das principais ruas de Patos, a Rua Dr. Pedro Firmino, teve uma fila de árvores de um canteiro central retirada. Neste ano de 2023, o mesmo aconteceu com árvores adultas do Canal do Frango e mais uma fila de árvores na Rua Bossuet Wanderley e ruas adjacentes.

A poluição do meio ambiente e o aumento da temperatura global são fatos. No caso de Patos, a partir do mês de setembro a situação se agrava, com temperaturas quase que insuportáveis associadas à baixa umidade do ar, chegando à sensação térmica acima de 40º C, o que torna inadmissível uma política pública de erradicação das árvores urbanas. 

Se a gestão municipal entende ser necessária a derrubada destas, deveria ser transparente quanto às razões e justificativas técnicas para tais decisões. Fazer extração na época mais quente, sem reposição imediata é inadmissível, já que este é o período de temperaturas elevadíssimas que nossa cidade enfrenta, e a ausência das árvores diminui o conforto que elas nos trazem, pois a presença delas ameniza o efeito das altas temperaturas. Da forma como estão fazendo, beira à irresponsabilidade e à incompetência.

O fato é que nossa cidade deveria já ter em prática um plano de arborização. No entanto, sequer percebemos a presença da Secretaria de Meio Ambiente. Quando aparece, tem sido para derrubar árvores e tentar justificar lamentável medida.

Reprovamos essa postura contrária à sustentabilidade ambiental e que tanto incômodo traz ao povo de Patos, ao tempo em que cobramos medidas ambientais urgentes para o nosso município, como um plano de arborização, sem prejuízo de outras medidas pela administração pública.

Patos/PB, 03 de outubro de 2023

Diretório Municipal da Unidade Popular em Patos/PB

Jozivan Antero – Polêmica Patos