O projeto Rosa Mística Sustentável realizou, nos dias 29 e 30 de setembro, no Patos Shopping, o XV Fórum de sustentabilidade, com o tema: as inovações tecnológicas e a preservação ambiental. O evento contou com a presença de pais e alunos em um momento de aprendizado com exposições de trabalhos e palestras sobre o tema proposto.
O coordenador de Educação Ambiental em Patos, Alex Wagner, falou da satisfação de participar do evento e da importância da discussão. “Toda atividade que vise promover educação ambiental, vai ser sempre bem vista”, disse. O engenheiro florestal explicou, durante sua palestra, sobre a desativação do lixão a céu aberto, inserção social dos catadores e os impactos ambientais das mudanças na cidade de Patos.
O empresário Giovani Araújo, um dos palestrantes do evento, lembrou a importância da educação de base nas escolas trabalharem em sala de aula esse tema. “Nós temos que começar um trabalho de base com essas crianças, é importante demais que as escolas agucem esse lado do ecossistema, da agricultura familiar, da agrofloresta, as crianças precisam saber que isso existe para poder preservar”, explicou Giovani.
O primeiro dia do evento contou, também, com a participação da professora Ivonete Alves Bakke, titular da UFCG do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal, que falou sobre a importância do sistema agroflorestal para o equilíbrio ambiental.
“Discutir sustentabilidade desde a infância é fundamental. Se a gente pensar que a gente precisa hoje do meio ambiente para sobreviver, como eu disse na minha fala, a gente precisa deixar esse meio ambiente apropriado para o futuro e quem vai deixar esse meio ambiente preparado para o futuro não sou eu, são os meus descendentes” alertou a professora.
A nutricionista Rhaissa Horácio, afirmou que a escola Rosa Mística trabalhou no fórum tudo que ela prega, acredita e o que ela fala para as famílias sobre planos alimentares e criar memórias afetivas na mesa com as crianças. “Muitas questões comportamentais e de problemas alimentares são resolvidos ao redor de uma mesa, com família, com quem eles amam e admiram. Teresinha sempre busca isso, trazer as famílias pra perto das crianças, pra este tipo de apresentação, ela quer resgatar esses laços, isso é o que mais faz eu continuar nessa escola”, afirmou.
De acordo com Liliane Sena, os filhos são fiscais e acabam repassando para os pais uma temática tão atual e necessária de cuidar do meio ambiente para as futuras gerações. “Para nós, enquanto pais, é de extrema relevância, primeiro por saber que a escola está promovendo o fórum, mas essa temática é desenvolvida ao longo de todo ano nos livros paradidáticos e ações da escola, então fazer com que a nova geração já cresça com essa mentalidade do desenvolvimento sustentável é extremamente importante”, disse Liliane.
Segundo Terezinha de Sousa, diretora da escola, todo corpo docente trabalhou a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no sentido de pensar globalmente e agir de forma local, apontando soluções para os problemas ambientais enfrentados pelo município. “Esse fórum foi muito significativo. Quando você explora os 17 ODS, nesses objetivos inclui infraestrutura, políticas públicas, envolve tudo, vai além da questão ecológica, eu me preocupo muito em não deixar a educação ambiental só nessa visão, nesse nicho ecológico, mas desde o humano. A gente teve essa visão de pensar globalmente e agir localmente”, explicou a diretora.
Durante os dois dias de evento, os alunos apresentaram trabalhos sobre a temática, além de exposições de projetos do fundamental, anos iniciais e anos finais, com a presença de pais, familiares e público em geral.
Assessoria
Tags: #escolarosamistica • #estudantes • #meioambiente • #rosamistica • #sustentabilidade