Requerimento de vereador que fazia ataque ao Movimento de Mulheres Olga Benário é derrotado na Câmara Municipal de Patos

Existe um ditado popular que diz: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Nesta ideia, o vereador Josmá Oliveira (Patriota) tem buscado a todo custo holofotes para o […]



Existe um ditado popular que diz: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Nesta ideia, o vereador Josmá Oliveira (Patriota) tem buscado a todo custo holofotes para o seu mandato de parlamentar mirim na Câmara Municipal de Patos. O vereador tem gasto dinheiro em mídia para dar sempre atenção positiva às suas ações. Mesmo quando derrotado em seus requerimentos, como foi o caso da sessão remota desta quinta-feira, dia 15, o vereador busca notoriedade.

Na sessão anterior, o vereador ligou os partidos PT, PCdoB, UP e PSOL aos crimes de aborto, corrupção, drogas e pedofilia. Vários destes partidos em âmbito local e estadual estão movendo ações judiciais para que o vereador prove as afirmações e responda criminalmente por usar a liberdade de expressão para cometer possíveis crimes.

Já nesta quinta-feira, o vereador protagonizou um requerimento que pedia para que a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos fiscalizasse possíveis crimes cometidos pelo Movimento de Mulheres Olga Benário que pediu respeito às mulheres, solicitou a implantação da Patrulha Maria da Penha, direito a dignidade e mais políticas públicas voltadas ao gênero, dentre outras lutas das mulheres, que foram expostos em cartazes simples colados em postes do Centro de Patos.

O vereador disse que os cartazes prejudicam comerciantes e o espaço público. Após cansativa discussão na sessão da Câmara Municipal de Patos, o requerimento do vereador só recebeu dois votos, o dele próprio e o do vereador Willa da Farmácia. 

Os demais vereadores entenderam que o requerimento não tinha fundamentação e apenas mostrava que o vereador não gosta da luta das mulheres, pois não buscou discutir qualquer questão de poluição ambiental, mas sim buscava criminalizar o Movimento de Mulheres Olga Benário que luta em todo o Brasil por igualdade de direitos, contra a violência e pelo fim do machismo.

Samara Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Patos e do Movimento de Mulheres Olga Benário, repudiou o requerimento ofensivo e que caracteriza perseguição à luta social e se mostra contra a luta das mulheres. “Tudo que envolve o nosso movimento, o vereador é contra…quero agradecer os vereadores Zé Gonçalves, Jamerson e a Nandinho que usaram a tribuna a nosso favor! Viva o Movimento de Mulheres Olga Benário…”, relatou Samara.


Jozivan Antero – Polêmica Patos