Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os considerados de altas temperaturas na cidade de Patos. A temporada de calor excessivo leva a constantes problemas de saúde e geram inúmeras discussões sobre o que o calor acarreta ao corpo humano. A baixa umidade neste período também ocasiona problemas respiratórios.
Para tirar dúvidas sobre essa questão, o Dr. Denilson Alencar, médico neurologista e que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esclareceu sobre o calor excessivo e suas implicações no corpo humano.
O Dr. Denilson disse que o corpo humano é muito sensível e que, apesar de mecanismos de termorregulação, a partir de determinadas temperaturas o corpo começa a sofrer. Os casos de tonturas, perda de apetite, irritação na pele, náuseas, problemas cardíacos, maior produção de suor, desmaios e até convulsões.
No caso de idosos e crianças, a atenção deve ser redobrada diante da possibilidade de desidratação e outros problemas em decorrência da elevação da temperatura. Os cuidadores devem oferecer água, frutas e sucos para evitar desidratação. Nas residências, a ventilação com abertura de portas e janelas ajudam a evitar acúmulo de calor.
O médico Dr. Denilson Alencar aconselhou que as pessoas usem roupas que ofereçam melhor conforto e sejam claras que retém menos calor, aumentar a ingestão de água, tomar banhos, usar aparelhos como ventiladores e evitar exposição ao sol das 10h00 às 16h00, dentre outras medidas.
OUÇA relato do médico:
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #aumentodatemperatura • #calor • #denilsonalencar • #mesquente • #saude