Em Patos, diretor e vice-diretor do Hospital Veterinário da UFCG falam das mudanças e dos desafios implementados para melhorar a estrutura e os serviços

Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de julho, a reportagem visitou o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), onde foram realizadas importantes mudanças qualitativas para […]



Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de julho, a reportagem visitou o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), onde foram realizadas importantes mudanças qualitativas para melhorar a estrutura e proporcionar ensino aos estudantes e um melhor atendimento a sociedade que busca os serviços veterinários.

Há pouco mais de um mês, o órgão está sob nova direção e os professores Marcelo Sá e Valdir Almeida, diretor e vice-diretor, respectivamente, vem se empenhando para criar novas metodologias junto aos estudantes, funcionários e com o público que procura os serviços. Além disso, os professores vêm buscando a melhoria da estrutura, realizando trabalhos de limpeza necessários aos ambientes, solicitando recursos e equipamentos na reitoria da UFCG e realizando parcerias com outros órgãos.

Desde que assumiram a direção do Hospital Veterinário, os professores promoveram mutirões de limpeza e têm buscado metodologias para melhorar a relação com a comunidade universitária que está cotidianamente no hospital. A direção melhorou a relação com os que buscam atendimento para seus animais e explicaram as limitações inerentes a um local que é um hospital-escola e, portanto, carece de recursos materiais e humanos.

Durante o governo do ex-presidente Bolsonaro, que promoveu ataques sistemáticos à educação brasileira por meio de cortes de recursos e discursos anticiência, a universidade vem buscando recompor seus recursos e ampliar diante da necessidade. Mesmo atacando a educação, o bolsonarismo ganhou espaço pontuais dentro de instituições e isso causou estragos que ainda estão sendo combatidos. Na UFCG/Patos, isso não foi diferente.

São várias transformações positivas no hospital. O diretor conseguiu recuperar mais de 10 ares-condicionados que estavam quebrados, equipamentos danificados e melhorar significativamente a parte acadêmica. Foi criado um melhor acolhimento das pessoas que buscam atendimentos para seus animais e o número de WhatsApp  83 99672-7958  facilitou informações. O professor disse que é importante que as pessoas entendam que o local é um hospital universitário e tem momentos de estudos e atendimento.

O professor Valdir Almeida disse que o hospital tem limitações de recursos humanos e muita coisa para ser organizada do ponto de vista de gestão. Valdir relatou que vem fazendo esforços junto ao professor Marcelo para corrigir falhas administrativas, superando problemas já percebidos. Ele reconheceu o número restrito de médicos veterinários que devem acompanhar os estudantes universitários e também o número reduzido de funcionários. Questões que estão se buscando solução.  

Ouça entrevista com Marcelo Sá e Valdir Almeida:

Jozivan Antero – Polêmica Patos