Pescadores fazem apelo após mutirão no domingo para peixamento de açudes na região de Patos

Um mutirão que contou com cerca de 20 pescadores e que foi encabeçado pela Colônia de Pescadores de Patos (Z – 40) fez um trabalho imprescindível para manter a produção […]



Um mutirão que contou com cerca de 20 pescadores e que foi encabeçado pela Colônia de Pescadores de Patos (Z – 40) fez um trabalho imprescindível para manter a produção de peixes na região. Neste domingo, dia 16 de julho, pescadores e pescadoras promoveram uma ação conhecida como peixamento.

A prática se realiza quando pescadores pegam pequenos peixes de açudes que estão em fase crítica de abastecimento e transferem esses peixes para açudes e barragens que estão com maior capacidade de acúmulo de água. 

Neste domingo, os peixes foram levados para a Barragem da Farinha. Os peixes estavam em um pequeno açude nas proximidades do Bairro Alto da Tubiba, em Patos. Após algumas horas de trabalho dos pescadores, os peixes foram levados em caixas plásticas nas carrocerias dos carros e deixados na Barragem da Farinha.

Itamar Targino, presidente da Colônia de Pescadores, fez um apelo para que os pescadores, no momento das pescas nestes açudes maiores, usem redes com malha maior para evitar pegar os peixes pequenos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos