A Concessionária de Energia Elétrica Energisa, que detém o fornecimento de energia elétrica na Paraíba, disponibilizou os boletos de pagamento das contas mensais apenas na forma de código de resposta rápida (QR Code) com acesso ao PIX para consumidores efetuarem a quitação da conta.
A decisão da Energisa está revoltando vários cidadãos que efetuavam seus pagamentos em casas lotéricas, correspondentes bancários, em caixas eletrônicos ou mesmo nos caixas de bancos. Disponibilizando apenas o pagamento via PIX, a Energisa dificultou a vida de milhares e milhares de cidadãos que não tem celular smartphone, acesso a internet ou mesmo nunca tiveram uma conta PIX.
Esse é o caso da senhora Maria José Alves dos Santos, de 63 anos, que reside com seu esposo na Rua Pedro Moura, Bairro Vitória, em Patos. O casal vive da coleta de material reciclável e bicos para sobreviver. Zezé, como é mais conhecida, disse que não tem PIX e tem que ver outra forma de conseguir o “papel da energia” com código de barras.
“Eu pago o papel de energia na casa lotérica. A situação aqui em casa não está boa e agora tenho que ficar procurando PIX para pagar a conta. Eu tenho que pagar dois reais para tirar a segunda via para poder pagar”, relatou Zezé.
Vários cidadãos estão relatando que o caso será levado ao PROCON do Município de Patos. Na tarde desta sexta-feira, dia 02 de junho, o representante da Energisa fará uma participação no Programa Polêmica, na Rádio Espinharas, diante da celeuma em torno do caso.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #consumidor • #contasdeenergia • #energisa • #papeldeenergia • #pix • #ProconPatos