Causou muita indignação o fato de um cidadão solicitar e comunicar, por meio de WhatsApp disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos, a necessidade da poda de árvores do canteiro central da Rua Darcílio Wanderley da Nóbrega, no Jardim Califórnia, em Patos.
O cidadão, que pediu para não ser identificado, mostrou a redação do Polêmica as mensagens enviadas para o número do WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente do Município e também a solicitação. Ele falou ao interlocutor que as árvores estavam no canteiro central, porém, o funcionário argumentava que custaria R$ 50,00 a poda por unidade diante da solicitação ser feita pelo cidadão.
Mesmo argumentando sobre o fato, o cidadão recebeu a informação que o serviço é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Patos, no entanto, diante da solicitação ser feita pelo morador, a poda seria cobrada dele que fez o contato e preencheu a documentação que o pedido para a poda.
O funcionário se apoiou no Decreto 002/2023, de 05 de janeiro de 2023, que regulamenta os preços públicos do Município de Patos e aprovou a tabela de cobranças. Entre as os itens consta: “D. Controle e Monitoramento Urbano 1.0 poda e remoção de árvores de particulares 10 ufir”.
A reportagem levou o caso ao conhecimento da secretária de Meio Ambiente do Município de Patos, Manoella Rodrigues. A secretária esclareceu que houve um equívoco por parte do funcionário, pois as árvores do canteiro central são de responsabilidade da gestão municipal e o decreto é claro ao definir que serão árvores de particulares.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #arvores • #canteirocentral • #decretomunicipal • #podadearvores • #secretariademeioambiente