O período chuvoso tem alegrado os sertanejos e provocado a recarga de vários mananciais que são usados para o abastecimento de água nos milhares de lares do povo do sertão paraibano. Em Patos, alguns cidadãos têm reclamado da cor amarelada da água das torneiras, no entanto, a mudança está ligada diretamente às novas recargas nos principais mananciais.
Na tarde desta terça-feira, dia 18 de abril, o diretor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), Jônatas Raulino, se posicionou sobre o fato durante o Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM.
Jônatas explicou que a cor amarelada está ligada diretamente a renovação de água nos mananciais. Os açudes e barragens Capoeira, Farinha, Jatobá e Coremas são usados diretamente no abastecimento e tiveram uma recarga significativa de água. Esse fato criou mudanças químicas ocasionadas por mato, barro e componentes naturais presentes nos mananciais.
O gerente relatou que a CAGEPA está fornecendo água e os funcionários vêm promovendo ações para amenizar a situação e aos poucos vai se normalizando. Ele afirmou que vem sendo adicionados os produtos químicos e que o caso é uma fase que vem exigindo mais das estações de tratamento.
Os funcionários estão realizando descargas em rede e o gerente pediu a compreensão da população em decorrência das chuvas que reabastecem os mananciais, mas trazem esse tipo de mudança que em breve será normalizada. Jonatas disse que a água é potável, mesmo com a cor modificada.
Jozivan Antero – Polêmica Patos