Em 1.808, no Rio de Janeiro, o imperador Dom João VI fundou o Banco do Brasil, a instituição bancária mais importante do país. Ainda hoje, em 2.021, o banco continua sendo o mais importante para a economia e para a vida social por sua dimensão e presença em todos os estados e cidades importantes do Brasil.
Em 1.941, o Banco do Brasil chegava à cidade de Patos, sertão paraibano, e isso marcava um período de progresso, investimentos e muda a vida da pequena cidade que depois se tornaria uma das mais importantes do Estado. No dia 26 de julho de 1941, a agência abriria suas portas no centro de Patos e tempos depois ganha o moderno prédio em novo endereço no qual funciona atualmente, na Rua Epitácio Pessoa.
Para marcar a data dos 80 anos, a gerência do Banco do Brasil/Patos está organizando atividades comemorativas, dentro dos limites permitidos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Covid 19. A ideia é não deixar a data tão simbólica passar em branco e que ações singelas possam ser feitas para marcar a data natalícia.
A gerência do Banco do Brasil, agência Patos, está formando uma comissão com funcionários, colaboradores externos, além de entidades governamentais e não governamentais para definições do que será feito no dia e dentro do mês comemorativo.
Mesmo sendo ameaçado de privatização por Bolsonaro e sua equipe econômica, tendo cortes em seus recursos para investimentos sociais, promovendo fechamento de agências de apoios em cidades, o Banco do Brasil segue resistindo como patrimônio estratégico do Brasil.
Jozivan Antero – Polêmica Patos