Os torcedores paraibanos foram testemunhas de mais um triste episódio de machismo no futebol. Após o jogo contra o Botafogo, ocorrido na noite dessa segunda-feira (30), o zagueiro e capitão do Auto Esporte, Tiago Bob, teria atacado a árbitra Ruthyanna Camila com falas machistas.
“É nisso que dá colocar mulher para apitar”, teria dito. O atleta havia sido expulso de campo aos 26 minutos do segundo tempo.
A atitude do jogador consta na súmula da partida. No documento, a árbitra explica que expulsou o atleta de campo após uma segunda advertência por atitude antidesportiva empurrando um adversário e precisou ser contido pelos companheiros de time. Após a partida o atleta teria feito as falas machistas.
Na súmula, a Ruthyanna Camila diz que se sentiu ofendida em sua “honra e moral”. Até agora, a Federação Paraibana de Futebol não se pronunciou sobre o caso. O Auto Esporte divulgou uma nota se solidarizando e pedindo desculpas à árbitra Ruthyanna Camila. Na nota, o time garante que medidas internas serão tomadas a respeito desse caso.
Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, tem 24 anos, é radicada em Patos, e é foi a primeira mulher a atuar como árbitra central em uma partida da 1ª Divisão do Campeonato Paraibano. Sua atuação tem sido bastante elogiada.
Monica Melo – Click PB