Crime ambiental! Morador faz poda drástica em árvores e abandona restos de plantas em avenida movimentada da cidade de Patos

A Secretaria de Serviços Públicos do Município de Patos flagrou, na manhã deste sábado, dia 07 de janeiro, nas imediações da Rua Dom Pedro II com Alto Casteliano, no Bairro […]



A Secretaria de Serviços Públicos do Município de Patos flagrou, na manhã deste sábado, dia 07 de janeiro, nas imediações da Rua Dom Pedro II com Alto Casteliano, no Bairro Santo Antônio, um amontoado de restos de podas de árvores que foram deixadas em plena via pública.

O secretário Josimar Barbosa, conhecido por Josimar do Hospital, lamentou o fato e disse que esse tipo de atitude prejudica a mobilidade urbana, causando danos ambientais, além de acabar dificultando a remoção dos galhos diante de ocorrer no final de semana.

O morador, que não teve o nome revelado, ainda cometeu crime ambiental, pois a prática está prevista em Lei Federal:

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Parágrafo único. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

Mesmo a lei sendo bastante clara, a prática de podas radicais se tornou comum na cidade de Patos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos