Professora desenvolve canudo biodegradável com casca de banana e experiência fica em primeiro lugar durante mostra científica na cidade de Patos

A professora de biologia Janaína Larice, coordenou uma pesquisa no Laboratório de Iniciação Científica (LIC) com estudantes do ensino fundamental II da Escola SESI na cidade de Patos. A pesquisa […]



A professora de biologia Janaína Larice, coordenou uma pesquisa no Laboratório de Iniciação Científica (LIC) com estudantes do ensino fundamental II da Escola SESI na cidade de Patos. A pesquisa inovadora se desenvolveu a partir da criação de um canudo biodegradável à base de casca de banana.

A professora e seus alunos se dedicaram para resolver a problemática do desperdício de água junto do desperdício das cascas de banana, que é a segunda fruta mais consumida do Brasil. Cada quilograma de banana faz relação com o desperdício; a casca de banana corresponde de 30% a 40% do peso da fruta, sendo assim, ao jogar fora estamos desperdiçando 200 litros dos 500 litros de água utilizados no cultivo de cada quilograma dessa fruta. A fonte da informação é do SEBRAE.

Após apresentar a ideia aos alunos, a equipe começou a pesquisa bibliográfica e a fase de experimentação com testes laboratoriais. O resultado, em primeira mão, foi a produção de um plástico biodegradável e a partir dele, o primeiro protótipo do canudo. 

O objetivo é aplicar um plástico biodegradável à base de casca de banana como uma alternativa sustentável para o canudo de plástico. Os resultados parciais deste projeto foram apresentados pelos alunos na Mostra de Iniciação Científica (MIC), que aconteceu no Patos Shopping, e levou o 1º lugar na premiação dentro dos projetos do Ensino Fundamental II.

A partir de agora, a equipe, juntamente com a orientadora, se prepara para apresentar o projeto na etapa semifinal da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá no mês de dezembro.

“Vale salientar que o projeto ainda irá passar por mais testes para melhor observar as hipóteses que foram alinhadas dentro do plano de pesquisa. Desenvolvemos um bioplástico e um protótipo de canudo biodegradável com a equipe Hawkings”,destacou Janaina.


Jozivan Antero – Polêmica Patos