Médico faz alerta sobre problemas de saúde em decorrência das altas temperaturas na cidade de Patos

Em participação no final da tarde desta quinta-feira, dia 03 de novembro, no Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, o médico Dr. Denílson Alencar fez observações pertinentes sobre os riscos […]



Em participação no final da tarde desta quinta-feira, dia 03 de novembro, no Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, o médico Dr. Denílson Alencar fez observações pertinentes sobre os riscos enfrentados pela saúde em decorrência das altas temperaturas na cidade de Patos.

O Dr. Denílson, que é médico neurologista, intensivista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e que tem larga experiência em atendimento clínico, trouxe dicas para enfrentar o calor excessivo e alertou sobre doenças ocasionadas pelo aumento de temperatura.

O calor excessivo tem início no mês de setembro em nossa região e se estende até dezembro e meados de janeiro. O Dr. Denílson disse que a temperatura corporal varia entre 36 e 36.7 graus celsius e que a área do cérebro identificada por hipotálamo regula essa temperatura, mas que sofre alterações diante do calor excessivo e em momentos da prática do esporte e refeições. O calor provoca náuseas, tonturas, irritação na garganta, dores de cabeça e até perda de consciência. 

As temperaturas altas provocam desidratação, insolação, problemas respiratórios, problemas de pele, inchaço/edema, alteração da pressão e alterações cardiovasculares, podendo causar Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, taquicardia, dentre outras. 

O médico indica aumentar o consumo diário de água em até três litros por pessoa, se alimentar com frutas, verduras e comidas menos gordurosas, usar roupas leves e se proteger do sol com protetor solar e até evitando a exposição entre os horários das 10 às 16h00, bem como usar óculos de proteção e hidratante corporal.

Nos últimos dias tem se observado o aumento de problemas de saúde que podem estar ligados diretamente ao aumento da temperatura em Patos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos     


OUÇA o médico: