Bolsonaro chama nordestinos de analfabetos e sem cultura em live

Nesta quarta (5/10), em live, o presidente Bolsonaro justificou sua derrota entre os nordestinos com ataques e preconceito. Ele disse: “Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. […]



Nesta quarta (5/10), em live, o presidente Bolsonaro justificou sua derrota entre os nordestinos com ataques e preconceito. Ele disse: “Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? Do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta, o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos também são inferiores na região”.

Em sua fala, o presidente culpou a gestões petista pela situação do Nordeste e disse que esses governos são responsáveis pela falta de cultura na região. “Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo.”

É verdade que o Nordeste é uma das regiões com menor número de estudantes que concluem o ensino fundamental. Mesmo assim, eles têm conseguido grandes feitos no Enem, por exemplo. E desmentem Bolsonaro. No vestibular de 2021, entre 10 alunos que receberam nota 1000 na redação, 7 são mulheres nordestinas. É também do Nordeste a liderança no quadro de medalhas nas Olímpiadas de História. Ceará reúne 19 medalhas, Rio Grande do Norte, 14, Bahia 6, enquanto São Paulo apresenta 15 medalhas e Espírito Santo, 5.

Candidato à reeleição, o presidente precisa conquistar os votos do Nordeste, mas segue na contramão deste objetivo, adotando o ataque como estratégia. No primeiro turno, o Nordeste foi a região onde Lula e Bolsonaro tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67% dos votos válidos, já o candidato do PL atingiu 26,8%. O petista também venceu no Norte enquanto Bolsonaro saiu vitorioso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Xenofobia: bolsonaristas disparam ofensas contra nordestinos

Em mensagens trocadas em grupos de apoiadores do presidente, nordestinos são chamados de imbecis, otários, burros, tapados, ignorantes, atrasados, mortos de forme.


Emanuela Godoy – Jornalistas Livres